Sobre o projeto

Esta é a primeira edição do Projeto Simultaneidade. Um evento multiartístico que acontecerá no Vila Flores, no bairro Floresta, em Porto Alegre, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2013.

Vídeo realizado para o Catarse

O Projeto Simultaneidade surgiu do desejo comum de entusiastas, artistas e coletivos em valorizar espaços que guardam as memórias da cidade, transformando-os em núcleos de convívio, de trocas de experiência e de simultaneidades afetivas e criativas.

O Vila Flores, onde será realizado o evento, é um destes espaços, cheio de histórias e que está sendo transformado para abrigar projetos culturais, artísticos, comunitários, musicais, educativos, ambientais e tudo o que a nossa habilidade colaborativa permitir. Formado por 2 prédios, um galpão e um enorme pátio interno, o complexo arquitetônico Vila Flores foi desenhado e construído na virada da década de 20 pra de 30 pelo arquiteto e engenheiro Joseph Lutzenberger, pai do famoso ambientalista.

Ativar estas memórias e reinventar os usos, permanências e passagens da cidade é uma arte, que nos inspira a revitalizar nossas relações cotidianas. Com esse objetivo em mente, diversos coletivos de diferentes cidades se reuniram para construir o Projeto Simultaneidade. São eles:

// Vila Flores (POA) – http://www.vilaflores.net
// Goma Oficina (SP) – http://www.gomaoficina.com
// Projeto Vizinhança (POA) – http://www.projetovizinhanca.art.br
// Geodésica Cultural Itinerante (FLP) – http://www.facebook.com/geodesicacultural
// Casa da Cultura Digital (POA) – http://www.ccdpoa.com.br

Captura de Tela 2013-11-29 às 16.17.21

Durante dois dias, vai acontecer no espaço do Vila Flores uma série de oficinas, exposições, apresentações musicais e teatrais e rodas de conversa. As atividades são abertas, gratuitas e destinadas a todo tipo de público e serão divulgadas na programação oficial do evento!

Para facilitar a organização, o projeto foi dividido em áreas e cada uma delas está articulada por um voluntário que reunirá os artistas que já aderiram ao projeto e também todos aqueles que ainda queiram participar e cujas propostas provoquem novos olhares sobre a cidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s